74ª Berlinale (2024) Berlinale Estreias Festivais de Cinema

Vogter, exercício de tensão no limbo da moralidade

Gustav Möller traz Vogter (em inglês, Sons, ou “guarda”, na tradução literal portuguesa), um thriller psicológico construído a partir de um só espaço, à Competição da Berlinale. Isto após o sucesso da primeira longa-metragem (O Culpado, estreado em Portugal em 2019, que deu azo a um remake americano), situada na sala de uma central telefónica de emergência.  Möller escolheu localizar a ação da segunda numa prisão, nesse sentido, podemos ver aqui uma certa continuidade entre obras.  A intenção é clara: usar o espaço como revelador de um profundo conflito interior que faz questionar a moralidade da protagonista e a do próprio espectador. Algo que é conseguido, mas só em parte.

O filme conta a história de Eva, uma guarda prisional que pede para ser transferida para a ala de maior segurança após o aparecimento de uma figura do seu passado. Eva, nesta situação, terá os seus valores de justiça e moralidade desafiados num ambiente de crescente tensão.

O primeiro ato procura estabelecê-la como uma figura benevolente e verdadeiramente maternal para os presos na ala de menor segurança, moralmente irrepreensível, num espaço prisional quase utópico. Porém, tudo muda com a chegada de Mikkel (Sebastian Bull), prisioneiro de alta segurança: a luminosidade de Eva é coberta pela névoa da ambiguidade das suas ações, em total contraste com o apresentado até este momento. A relação entre os dois é mantida como um mistério ao espectador, embora seja evidente que há um lado de vingança.

A tensão passa a ser constante a partir do momento em que é transferida de ala, conferindo uma poderosa energia ao filme que agarra o espectador. Começando pelo espaço, somos transportados para o piso inferior da prisão, onde a luz natural é substituída por um laranja artificial e áspero. A metáfora é óbvia – Eva está a descer ao inferno, filmado entre corredores claustrofóbicos e labirínticos. Möller sabe muito bem a força de Knudsen enquanto atriz e escolhe aproximar a câmara do seu rosto, dos seus olhares e das suas expressões. Com o tempo, convida-nos a decifrar a motivação na base das suas ações e da sua fixação com o prisioneiro. O movimento do filme é o de um constante aumento da pressão a partir da sucessão de encontros entre Eva e Mikkel. A fixação da guarda acaba por se traduzir num abuso do seu poder, por exemplo, impedindo-o de receber correio. Estas exteriorizações da prisão interior em que Eva se encontra pontuam picos de tensão, mas não há nenhuma libertação: apenas uma amplificação.

A culminação deste sufoco e declínio da moralidade da protagonista dá-se numa busca às celas. A guarda incrimina Mikkel e isto dá-lhe palco para um exercício de extrema violência. A sonoplastia destaca-se neste momento, permitindo-nos sentir o efeito de cada golpe desferido, o que acentua ainda mais a imoralidade de Eva. O mistério da relação entre os dois impede, porém, que haja uma rutura da identificação com a protagonista, e ficamos com maior curiosidade para saber a justificação destas ações.

Na segunda parte do filme, há uma inversão da relação de poder, com Eva em dívida para com Mikkel, com medo de ser acusada pela agressão e despedida. Se a construção da tensão na primeira parte faz mover o filme, aqui perde-se todo esse fulgor. É sugerida uma possível aproximação entre os dois (com uma dimensão maternal já mencionada), mas é óbvio que não existe qualquer chance depois de todo o trabalho realizado anteriormente, e sobretudo após a resolução insatisfatória do mistério da relação (que exige uma significativa suspensão da descrença à qual nem todos conseguirão corresponder). As pistas dadas permitem que o espectador chegue à solução antes do esperado, de tal maneira que a revelação não comporta a emoção desejada. Toda a tensão na primeira parte está aqui ausente. A personagem de Eva perde a sua agência e, com isso, perde-se o conflito interior e moral. O final ainda reconvoca essa tensão, mas de forma vazia e sem qualquer emoção.

Nuno Gaio e Silva