Categorias
73ª Berlinale (2023) Berlinale

Abelhas, smartphones e um hotel: destaques da Competição Oficial da Berlinale

A poucos dias do início da 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, é pertinente um breve olhar sobre alguns dos principais destaques da Competição Oficial, onde 19 filmes são candidatos a vencer o Urso de Ouro e restantes Ursos de Prata.

Composta por filmes muitos diversos, numa variedade de formas e conteúdo, a seleção deste ano prevê-se forte, com 19 países representados e 15 estreias mundiais. Das 19 longas-metragens em competição, apenas 6 são realizadas por mulheres. Sendo menos de um terço dos filmes selecionados, a este nível a Berlinale mostra-se pouco mais representativa do que outros festivais da mesma categoria como Veneza ou Cannes.

 Ingeborg Bachmann – Reise in die Wüste © Wolfgang Ennenbach

Um dos principais destaques desta edição é o filme 20.000 especies de Abejas, estreia nas longas-metragens da realizadora espanhola Estibaliz Urresola Solaguren, que conta a história de Lucía, uma criança com disforia de género que aguarda a chegada do verão para se libertar da opressão sofrida na escola. Outros pontos a destacar são os regressos de Philippe Garrel, com Le grand chariot, e da realizadora alemã Margarethe von Trotta, com Ingeborg Bachmann – Reise in die Wüste.

 Blackberry, de Matt Johnson, também desperta curiosidade por contar a história da criação do primeiro smartphone, uma adaptação do livro Losing the Signal (2015), de Jacquie McNish. Manodrome, de John Trengove e Roter Himmel, de Christian Petzold são outros dos filmes mais aguardados. Também Portugal é representado na competição oficial com Mal Viver, de João Canijo.

Blackberry, Matt Johnson © Budgie Films Inc.

O realizador português, autor das obras Noite Escura (2004), Fantasia Lusitana (2010) ou Sangue do Meu Sangue (2011), consegue a proeza de ter dois filmes em duas competições em Berlim. Para além deste Mal Viver – que se foca num fim de semana passado num hotel e se centra na história de uma família de mulheres de várias gerações –, Canijo apresenta ainda a outra face da moeda em Viver Mal – onde acompanhamos o mesmo fim de semana da perspetiva de três grupos de hóspedes do hotel. Mal Viver estará na competição principal, enquanto Viver Mal estará na mais recente secção Encounters.

A variedade de estilos, temáticas e método dos filmes selecionados, deixa antever uma competição com vários motivos de interesse. A atriz norte-americana Kristen Stewart será a presidente do júri composto por Golshifteh Farahani, Valeska Grisebach, Radu Jude, Francine Maisler, Carla Simón (realizadora de Alcarrás, vencedor da competição no ano passado) e Johnnie To, que decidirão o vencedor do Urso de Ouro deste ano.

A 73ª edição da Berlinale decorre entre os dias 16 e 26 de fevereiro.

Abaixo segue a lista dos 19 selecionados:

20.000 especies de Abejas – Estibaliz Urresola Solaguren (Spain, 2023)

Art College 1994 – Liu Jian (China, 2023)

Bai Ta Zhi Guang – Zhang Lu (China, 2023)

Bis ans Ende der Nacht – Christoph Hochhäusler (Alemanha, 2023)

BlackBerry – Matt Johnson (Canadá, 2023)

Disco Boy – Giacomo Abbruzzese (França/Itália/Bélgica/Polónia, 2023)

Le grand chariot – Philippe Garrel (França/Suíça, 2022)

Ingeborg Bachmann – Reise in die Wüste – Margarethe von Trotta (Suíça/Áustria/Alemanha/Luxemburgo, 2023)

Irgendwann werden wir uns alles erzählen – Emily Atef (Alemanha, 2023)

Limbo – Ivan Sen (Austrália, 2023)

Mal Viver – João Canijo (Portugal/França, 2023)

Manodrome – John Trengove (Reino Unido/ EUA, 2023)

Music – Angela Schanelec (Alemanha/França/Sérvia, 2023)

Past Lives – Celine Song (USA, 2022)

Roter Himmel – Christian Petzold (Alemanha, 2023)

Suzume – Makoto Shinkai (Japão, 2022)

Sur L’Adamant – Nicolas Philibert (França/Japão, 2022)

Survival of Kindness – Rolf de Heer (Australia, 2022)

Tótem – Lila Avilés (México/ Dinamarca/ França, 2022)

Ricardo Fangueiro

[Foto em destaque: Mal Viver, João Canijo © Midas Filmes]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *