Categorias
CINENOVA Festivais de Cinema

O CINENOVA – Festival de Cinema Interuniversitário Português está de volta à Cinemateca Portuguesa e à FCSH

De 22 a 26 de Novembro, a 4.ª edição do Festival de Cinema Interuniversitário Português CINENOVA oferece ao público estreias nacionais e internacionais e atividades paralelas, de forma a motivar o diálogo e o debate em torno do tema Cinema e Conhecimento. 

O festival começa hoje, dia 22 de novembro, com a sessão de abertura na Cinemateca, pelas 19h, com a exibição do documentário Rua dos Anjos, de Maria Roxo e Renata Ferraz. 

Entre os dias 23 e 25 decorrerão as sessões de visionamento das curtas-metragens em competição, assim como atividades paralelas ligadas à cobertura jornalística de um festival de cinema, o cinema de animação em Portugal e exibição dos filmes Banana Motherf*cker Onde o meu amigo pintou um quadro, de Pedro Florêncio. 

O último dia de festival, 26 de novembro, será dedicado à entrega de prémios – Melhor Filme, Melhor Filme Português, Prémio Público -, com uma homenagem ao Professor João Mário Grilo – um importante nome na construção do cinema em Portugal e cujo percurso a NOVA FCSH teve o prazer e privilégio de acompanhar de perto. 

Nesta edição, o CINENOVA conta com um júri renomeado, tanto nível nacional como internacional. 

Para avaliar a competição internacional contamos com Elena Calvo (júri experienciada em festivais de cinema e programadora) e dois docentes da NOVA FCSH, Luís Mendonça (professor de cinema e fotografia) e Margarida Medeiros (professora e fundadora do CINENOVA). Quanto à competição nacional, teremos a realizadora, argumentista e escritora Inês Gil, a professora de cinema Raquel Freire e o Mestre em Arte e Multimédia pela FBAUL, Rodrigo Gomes.

A programação completa do festival pode ser consultada aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *