Categorias
72ª Berlinale (2022) Berlinale Festivais de Cinema

Berlinale 2022 – A nossa experiência e os nossos 5 melhores filmes (III)

A oportunidade de presenciar a 72ª edição da Berlinale apareceu e quis agarrá-la por inteiro. Uma experiência bonita que despertou em mim a vontade de ver tudo, e não perder um segundo que fosse.

É evidente que tal desejo não foi realizável – muitos filmes ficaram por ver, muitas pessoas por conhecer – por isso, o entusiasmo permanece e prolonga-se para lá dos dias cheios de cinema. Ficam-me guardadas as memórias para revisitar sempre, as anotações desses filmes por ver e dos outros a que quero voltar. A Berlinale é um festival que, tal como a Berlim de prédios altos, se agiganta perante os nossos olhos; uma oferenda imensa que tentei trazer comigo, para aos poucos lhe ir buscar mais um bocadinho, e saborear devagar. 

Foi um privilégio compartilhar este ponto de encontro e revelação de muitos recantos do mundo com os meus companheiros de viagem. Dias de pouco sono e muitos cafés (em nada comparáveis aos portugueses) que, apesar disso, guardo com imenso carinho. 

Deixo uma lista dos filmes que mais me marcaram, e que me serviram de lembrete de que a criatividade é das poucas coisas inesgotáveis na vida:

1 – Geographies of Solitude, de Jacquelyn Mills

2 – Beba, de Rebeca Huntt

3 –  Super Natural, de Jorge Jácome

4 – Nest, de Hlynur Pálmason

   5 – Mars Exalté, de Jean-Sébastien Chauvin

Vera Barquero

[Foto em destaque: Geographies of Solitude, Jacquelyn Mills © Jacquelyn Mills]