Categorias
72ª Berlinale (2022) Berlinale Festivais de Cinema

Dario Argento descontente com a situação política no Brasil

O mestre do cinema de horror italiano, Dario Argento, prestou uma conferência de imprensa na Berlinale para promover seu mais recente filme, Occhiali Neri, cuja crítica você pode ler aqui. Entre uns e outros assuntos, tive a oportunidade de lhe fazer algumas perguntas, o que originou uma conversa sobre sua herança brasileira.

Argento é filho de Salvatore Argento e Elda Luxardo, brasileira que imigrou para a Itália na década de 40, onde veio a se tornar uma famosa fotógrafa.

“Minha mãe era brasileira e nasceu em Porto Alegre. Viveu um pouco no Rio de Janeiro e em São Paulo. […] Ela ficou muito famosa e se especializou em fotos de artistas de cinema, especialmente mulheres. Ela quem me explicou as coisas porque 80% do elenco de meus filmes são mulheres ou crianças”.

Argento comentou que acha muito interessante ter uma herança brasileira, pois é um país que lhe toca muito. Entretanto, afirmou não estar contente com a situação política.

“Eu vou ao Brasil de vez em quando e tenho uma família lá. E é um país que eu amo. Mas às vezes o regime político não é muito satisfatório. Não estou muito feliz com isso.”

Também lhe perguntei se era verdade que sua mãe lhe contou histórias de macumba que lhe serviram de inspiração.

“Sim, ela falava sobre essas coisas. Ela falava sobre experimentos, casos especiais. Muitas vezes ela me falou que foi para um, acho que…  Santo, que lhe disse ‘tenha cuidado com seu marido’. Ela não era crente, mas depois meu pai teve um acidente de carro, sua perna foi esmagada, bem… Eu conhecia outras histórias de macumba, mas elas não tiveram um grande impacto no meu cinema. Porque ela era muito leve sobre isso. Era quase como uma piada. Então não foi algo que teve um impacto verdadeiro em mim.”

Outro momento interessante foi quando a atriz Ilenia Pastorelli comentou sobre seu papel. Disse que conversou e conviveu com algumas mulheres cegas e tentou mimetizar seus gestos. Fez também uma pausa para anunciar que diria algo muito forte:

“Acho que toda mulher tem uma prostituta dentro de si. Algumas apenas mostram isso para o marido […] Deveríamos ser mais livres a respeito do sexo no século XXI”.

O vídeo da conferência pode ser conferido aqui.

Chico Barbosa

[Foto em destaque: Dario Argento, Ilenia Pastorelli – © Francisco Barbosa]