Categorias
Cinema Português CINENOVA Festivais de Cinema Folhas de Sala

CINENOVA 2024 – SESSÃO #4

NOVA IMAGINAÇÃO | Fotografia e Verdade

Istina
Tamara Denic | Alemanha, 2022

Istina, de Tamara Denic © Direitos Reservados

Uma história sobre o peso das imagens, o preço da verdade, e a coragem necessária para carregar uma câmara no seio de uma cultura de medo. Istina – que significa “verdade” – retrata a realidade de uma fotojornalista cujo trabalho na Sérvia leva-a a temer pela segurança da filha. No entanto, mesmo partindo para a Alemanha com ela, o clima de hostilidade e violência que enfrentava, mantém-se. Istina revela um equilíbrio entre os seus momentos mais íntimos e a amplitude da sua história. Através de planos fechados, por vezes sufocantes, intercalados por enquadramentos amplos que oferecem a oportunidade de respirar fundo, esta curta-metragem amplifica as ações ao aproximar-se verdadeiramente das personagens. 

Margarida Rodrigues

Défilement
Francisca Miranda | Portugal, 2023

Défilement, de Francisca Miranda © Direitos Reservados

“Não existe no nosso tempo nenhuma obra de arte que não tenha sido tão atentamente observada como a fotografia de nós próprios, dos parentes e amigos mais próximos, dos nossos seres amados”, escreveu Alfred Lichtwark, director do Kunsthalle Hamburg,em 1907. Certeiro, mantém-se mais que atual.

Em Défilement, a matéria é mesmo essa — Francisca Miranda desenrola o novelo familiar, traçando a história da família em “momentos Kodak”, simultaneamente ternos e reveladores. Presença e ausência fazem-se sentir num axis espaço/tempo desenhado por uma voz-guia que nos apresenta as “personagens”, esta lançada sobre um rol de imagens libertas de constrições, mas atestadas de eternidade.

Kenia Pollheim Nunes

À Luz das Impressões
Luís Miguel Rocha | Portugal, 2023

À luz das impressões, de Luís Miguel Rocha © Direitos Reservados

Um filme que se desenvolve ao escuro e em escuro – quase como um sonho dito em voz alta. Em estilo ensaio, relembra Jonas Mekas a respeito  de imaginário cavernoso. É cinema experimental em expoente poético.  À Luz Das Impressões apresenta o processo de uma revelação: A metafísica, “uma impressão permanente”, as fotografias. E, ainda,uma revelação interior: uma confissão sussurrante na penumbra do ver e do sentir. Delicadeza, melancolia, memória: Luís Miguel Rocha convida o espectador a especular e a sentir.

Inês Dias

Cassette
Mirtemir Murotov | Uzbequistão, 2022

Cassette, de Mirtemir Murotov © Direitos Reservados

Um pai aborrecido, uma cassete rodada à exaustão. Cassette, de Timur Murodov Shuxratovich, tem como pano de fundo as estradas do Uzbequistão, exploradas à la Caro Diário com um único objetivo: restituir as imagens de uma cassete antiga, vista (e ouvida) em loop por um senhor que tem a arma da obsolescência programada apontada na sua direção: uma pen, para ele, não é nada mais do que um objeto destinado ao sumiço. À boleia simpática do sidecar de uma mota antiga, percorremos estas ruas da região de Samarkand à procura de uma solução que obrigará, invariavelmente, à entrada do nosso protagonista no século XXI.

Kenia Pollheim Nunes

Re-Discovery
Anna Alexandrovna Danilova | Rússia, 2022

Re-Discovery, de Anna Alexandrovna Danilova © Direitos Reservados

Aniversary of the Revolution, de Dziga Vertov, é um exemplo feliz de um filme recuperado quase na sua totalidade. Deixou de ter lugar no realismo soviético dos anos 30 e, durante anos, esteve perdido entre gavetas fundas e prateleiras altas – anónimo e empoeirado. E como este, muitos outros. Em Re-discovery, acompanhamos o processo de escavação arqueológica do arquivo nacional russo de cinema, o Gosfilmofond. Aquilo que vemos é, afinal, uma ode à (re)descoberta do shelved cinema e uma meditação sobre o poder da imagem de arquivo. Porque restaurar a imagem é recuperar o que nela foi encapsulado: o tempo, a memória coletiva e o destino que se cumpriu ou ficou por cumprir.  

Maria Inês Mendes

As seguintes folhas de sala são uma parceria com o CINENOVA – Festival de Cinema Interuniversitário Português 

CINEBLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *