Categorias
Cinema Português CINENOVA Festivais de Cinema Folhas de Sala

CINENOVA 2024 – SESSÃO #8

NOVA OCUPAÇÃO | Dentro de ti, ó cidade

Férias em Portugal
Francisco Torres | Portugal, 2022

Férias em Portugal, de Francisco Torres © Direitos Reservados

Em Férias em Portugal, o turista é cidadão do destino. Quando Ana visita Lisboa depois de uns tempos a viver fora, regressa a uma cidade que já não é dela. Ao deambular pelas ruas, encontra uma capital a crescer para os lados. Percorre o caminho com um olhar opaco, a tentar recuperar uma intimidade do passado. Tenta ler a solidão, mas apenas se deixa reencontrar conexões paralelas, à procura de um sentimento reconhecível, qualquer espécie de familiaridade, no desejo carnal. A presença lacónica de Ana emana um constante, mas silencioso, grito de protesto acerca da sua situação, que não obstante se transmite somente em conformidade. A sua casa já não é esta, mas um outro lugar por revelar, existindo unicamente na sua relação com uma Lisboa fantasmagórica, de quem se despede sem dizer adeus.

Margarida Nabais

Topic for a Short Film
Carolina Dray | Portugal, 2023

Topic for a Short Film, de Carolina Dray © Direitos Reservados

Mariana, uma jovem aspirante a atriz em Lisboa. Nina, uma jovem aspirante a atriz em Moscovo. Inspirada na peça A Gaivota de Tchekhov, a curta-metragem de Carolina Dray explora o trabalho do ator e a relação deste com o texto. 

O grão da imagem, a semelhança com os homemade videos em super8 e os enquadramentos elevam a cinematografia de Marc Nickl à de um cinema de autor europeu. Esta, conjugada com uma montagem equilibrada e ritmada que, acima de tudo, é coerente, ajuda a estender a escada para daí podermos subir e compreender, compenetradamente, aquilo que a realizadora tem para nos dizer: A vida e a arte estão, inevitavelmente, interligadas. O último plano – uma quebra da quarta parede na qual vemos a claquete e ouvimos um “corta” – representa muito bem isso. As barreiras entre ficção e realidade são ténues e é impreterível que os nossos problemas na vida real se reflitam em palco.

No final, como Nina, em A Gaivota, compreendeu que o importante para o artista não é o sucesso, mas a persistência e a perseverança, também Mariana o parece ter compreendido.

Inês Moreira

Dentu Zona
Eliana Caleia | Portugal, 2023

Dentu Zona, de Eliana Caleia © Direitos Reservados

Em “zoom out”, este documentário observacional começa por filmar atentamente as mãos e as máquinas de Vítor Sanchez no seu atelier de serigrafia. Passamos para a loja “Dentu Zona— que é também uma livraria e uma biblioteca — onde o artista vende roupas sustentáveis com a marca “Bazofo” (palavra em crioulo de Cabo-Verde usada para descrever alguém com atitude e estilo), até chegarmos às ruas do bairro da Cova da Moura. Às tantas, percebemos que este “zoom out”, de dentro para fora, é afinal um “zoom in” que nos leva até à essência do projeto de Vítor: a sua comunidade. Perto do fim, ouvimos um personagem masculino que conversa com o artista dizer: “Eles têm de saber que esta amizade existe”. É cumprindo este desejo que o documentáio, num eco com a loja de nome homónimo, celebra e partilha a cultura de Cabo-Verde, dando-nos a conhecer o bairro onde vive a maior comunidade cabo-verdiana em Portugal, através de um olhar humano e sensível.

João Garcia Neto

As seguintes folhas de sala são uma parceria com o CINENOVA – Festival de Cinema Interuniversitário Português 

CINEBLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *